sexta-feira, 4 de agosto de 2023

O que faz um diretor de cinema?

mulher negra operando câmera

"Luz, câmera, ação!", é o que geralmente vem à mente quando pensamos em um diretor de cinema. Mas você sabia que a função de dirigir um filme vai muito além disso?

Se você caiu aqui querendo saber tudo sobre direção ou até mesmo como se tornar um diretor ou diretora de cinema, embarca e aperta o cinto que esse ônibus passa no seu ponto!

Qual é o papel de um diretor?

Fazer um filme é esculpir o tempo na tela, dando forma ao conteúdo do roteiro. Para isso o filme conta com várias áreas: som, fotografia, arte etc., cada uma com seu própria diretora ou diretor (diretor de som, diretor de fotografia, diretor de arte...) e seus assistentes.

O diretor do filme, ou diretor geral, é quem supervisiona cada área, faz as escolhas criativas e orienta a equipe para que o filme chegue ao resultado desejado, ao seu ponto final. Seu papel é literalmente dirigir, manter as coisas no rumo certo.

Se você pensar no filme como um ônibus, o diretor é o motorista. Se pensar no filme como um ônibus espacial, o diretor é o piloto.

O que faz um diretor?

De modo geral o diretor tem, basicamente, duas funções: imaginar e responder perguntas.

O diretor deve ler o roteiro e imaginar como será esse filme: seu ritmo, suas cores, seus sons, os sentimentos que deve transmitir. Sua primeira função é basicamente assistir o filme em sua cabeça antes que ele esteja pronto!

O filme que o diretor imagina é a base para a dimensão artística do projeto. É a partir daí que ele começa a responder perguntas durante as fases de pré-produção, produção e pós-produção.

Pré-produção

mulher mostrando post its para colegas


Essa fase envolve a escolha do elenco e da equipe junto à Produção e a decupagem — a divisão de cada cena do roteiro em planos e como eles serão mostrados.

O diretor ilustra sua visão artística através de referências e da decupagem. Essa visão é lapidada junto às diretoras e diretores de cada área, que podem também dar sugestões e trazer referências.

Nessa fase são feitas (muitas) reuniões e visitas técnicas para levantar possíveis problemas em locações. A diretora de som pode, por exemplo, dizer "podemos ter problemas na captação dos diálogos" e a a direção decide manter ou não a locação.

Paralelamente o diretor ensaia com o elenco, combina os movimentos de câmera e define as cenas. Aqui ele é bombardeado com perguntas: que tamanho é esse lampião? Como a gente faz chover? Vai mesmo ter fogo?

É cansativo, mas bem divertido.

Produção

mulher e homens assistindo gravação


Depois de tudo isso o filme pode, finalmente, ser gravado. É a hora de entrar no set de filmagem e de dizer: "Luz, câmera, ação!". Essa fase é a chamada produção.

É nesse momento que todo o trabalho da pré é posto à prova, como um bolo que vai ser colocado no forno após seguirmos minuciosamente (ou nem tanto) a receita. Mas se você acha que esse momento é mais tranquilo para o diretor: achou errado!

Durante a produção as perguntas são mais difíceis e urgentes: o trem que eu disse que podia atrapalhar está vindo, o que a gente faz? O lampião quebrou, o que a gente faz? Perdemos a atriz principal, o que a gente faz? 

(Sim, isso tudo realmente aconteceu! Depois clique nos links e dá uma lida.)

Como o trabalho do diretor é responder perguntas, ele já vai ter as respostas para um bom punhado delas. E a equipe também. De fato, só chegam ao diretor perguntas que a própria equipe não soube responder. As mais difíceis.

Aqui é o momento de ter calma, de saber lidar, improvisar. Aqui é onde todos estão sob a pressão implacável do tempo, onde pode haver discussões, mas também é onde o filme acontece.

Depois de todo o caos (e não tenha dúvida, vai ser caótico!) todo mundo guarda os equipamentos em suas caixas acolchoadas e vai descansar. Todo mundo, menos o diretor.

Pós-produção

mulheres e homem editando videos

A pós-produção diz respeito à montagem, colorização, criação e inserção de trilha sonora, mixagem de som e criação de efeitos gráficos. Ou seja, tudo o que diz respeito à alquimia da edição.

Para garantir que o filme que as pessoas verão na tela será igual ao filme que ele assistiu antes em sua cabeça o diretor deve acompanhar essa etapa de perto.

Esse é o momento do diretor confirmar o que funciona e mudar o que não funciona, respeitando a visão artística estipulada com a equipe e a visão e experiência do próprio montador ou montadora.

O que estudar para ser diretor?

Além de assistir muitos filmes e de ser bastante resiliente é necessário ter alguns conhecimentos específicos para se tornar uma diretora ou diretor. Mas em que tipo de conhecimento eu devo investir?

Conhecimento técnico e artístico 

Um piloto não precisa cursar engenharia, mas conhecer mecânica vai ajudá-lo entender melhor seu carro. Da mesma forma, ter conhecimento técnico te ajudará a saber o que você e sua equipe podem fazer e quais são seus limites.

Cinema é uma forma de arte feita da união de outras artes: fotografia, teatro, música, literatura. Por isso um diretor deve consumir não apenas filmes, mas as mais variadas formas de arte. Isso o ajudará a trabalhar esses diferentes aspectos em seus projetos.

Imagine propor algo revolucionário pensando ser genial e depois descobrir que isso foi amplamente feito nos anos 1960. É raro, mas acontece sempre. Conhecer a história do cinema vai te ajudar a ter referências e impedir que você caia nessas armadilhas.

Que curso fazer para me tornar um diretor?

No Brasil há diversos cursos superiores e técnicos de Produção Audiovisual, Cinema e TV, Comunicação Social e até um de "Imagem e Som". Os objetivos e matérias variam de acordo com o curso e a instituição.

Um curso de cinema geralmente tem aulas teóricas (básicas), práticas (bem básicas) e tem como trabalho de conclusão uma produção simples, normalmente um curta-metragem, onde cada membro do grupo desempenha a função de cabeça de uma das áreas, entre elas a Direção.

As vantagens dos cursos são acesso a equipamentos, profissionais e eventos. E, principalmente, contato com pessoas debruçadas sobre o fazer cinematográfico, ou seja: estabelecer uma rede de contatos que pode abrir portas no futuro.

Mas, sendo sincero, não há nada que um curso ensine que você não possa aprender sozinho. Então, apesar de importante, não se apegue exclusivamente a esse caminho e não se sinta mal se não fizer um curso.

Concluindo

close-up-claquete


É, deu pra ver que dirigir um filme é muito mais do que sentar numa cadeira e gritar "ação!" e "corta!". É preciso ter muito conhecimento, visão e jogo de cintura para assumir essa função.

Como tudo na vida, você só aprende a dirigir, dirigindo. Por isso, tão importante quanto conhecer ou consumir cinema é se cercar de pessoas que também gostam de cinema e começar a produzir, mesmo que de forma amadora.

O mais importante é sempre buscar conhecimento e este blog está cheio dele! Então, não durma no ponto: siga o blog para não perder nada! Comente suas dúvidas e sugestões e visite também nosso canal no Youtube.

Até a próxima parada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário